quarta-feira, 27 de junho de 2012

Pandemônio


Definida hoje por nossos dicionários como "conluio de indivíduos para fazer mal ou armar desordens; o inferno; tumulto, balbúrdia" e coisas semelhantes, pandemônio é uma palavra inventada pelo famoso poeta inglês John Milton em seu grande poema "Paradise Lost" (O paraíso Perdido). Aliás, ele escrevia "Pandemonium", com maiúscula, e no seu poema tal lugar é o Palácio dos Diabos, ou a capital do Inferno. Embora criada artificialmente, tal palavra tem raízes gregas perfeitas: pan, que significa todos, e deimon, demônios, ou seja, concentração ou assembléia de demônios.

Nota


Paradise Lost é um poema do poeta inglês John Milton. Foi originalmente publicado em 1667 em dez livros, com um total de mais de 10 mil linhas individuais de verso. A segunda edição seguida, em 1674, transformada em doze livros com revisões menores ao longo e uma nota sobre a versificação.

O poema refere-se à bíblica história da queda do homem: a tentação de Adão e Eva pelo anjo caído Satanás e sua expulsão do jardim do Éden. O propósito de Milton, declarado no Livro I, é: "Justificar os caminhos de Deus aos homens". Paradise Lost é considerada uma das maiores obras literárias da literatura inglesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário