terça-feira, 19 de julho de 2011

Parte do leão

Ficar com a parte do leão é ficar com tudo, é despojar os sócios com recursos ilícitos e intimidações. Nasce a expressão de uma fábula clássica, de que há versões em Esopo e Fedro e que foi renovada por La Fontaine. O leão convidara três outros animais para caçar (a bezerra, a cabra e a ovelha, na versão de La Fontaine), com a combinação de dividir depois os despojos. Graças ao esforço comum, um veado foi morto, sendo então repartido conforme o número de caçadores. O leão então falou, tomando para si a primeira peça: "Está é a minha, e a razão é que eu me chamo leão. Quanto a isso ninguém tem o que objetar. A segunda me cabe ainda por direito: o direito do mais forte. Como o mais valente, é que eu reclamo a terceira. A quarta se algum de vós a tocar, será estrangulado". Na versão de Esopo, os animais são apenas três. Morto o veado, o leão mata também o asno, dizendo à raposa que é para que eles fiquem com pedaços maiores. A raposa, finória, diz que não seria necessário, porque está com muito fastio. Come apenas uns bocados insignificantes e se vai, deixando tudo ao leão. Dessas fábulas é oriunda a expressão: Contrato Leonino.

Nota


Esopo: é um legendário autor grego, que teria vivido na antiguidade, ao qual se atribui a paternidade da fábula como gênero literário. Esopo teria sido um escravo, que foi libertado pelo seu dono, que ficou encantado com suas fábulas. As fábulas de Esopo serviram como base para recriações de outros escritores ao longo dos séculos como Fedro e La Fontaine.

Fedro: foi um fabulista romano nascido na Macedônia, Grécia, filho de escravos, provavelmente foi alforriado pelo imperador romano Augusto. Seu nome completo era Caio Júlio Fedro.

Jean de La Fontaine: foi um poeta e fabulista francês. Era filho de um inspetor de águas e florestas, e nasceu na pequena localidade de Château-Thierry. Estudou teologia e direito em Paris, mas seu maior interesse sempre foi a literatura.


Finória: sagaz, esperta.
Fastio: falta de apetite (neste contexto).




Um comentário: