sábado, 3 de setembro de 2011

Façamos a revolução, antes que o povo a faça

Frase de Antônio Carlos Ribeiro de Andrada, que governava Minas Gerais, por ocasião da campanha da Aliança Liberal, da qual resultaria a revolução brasileira de 1930. Na verdade, essa frase era uma adaptação sintética e inteligente de um conselho de Rivarol: Lorsqu'on veut empêcher les horreurs d'une révolution, il faut la vouloir et la faire soi-même. (Quando se pretende evitar os horrores de uma revolução, é preciso querer fazê-la diretamente). Ele reprovava a conduta de Luís XVI, que, a seu ver, devia ter feito a revolução, com o povo, contra a nobreza, mas preferiu ficar com a nobreza, contra o povo, perdendo a si mesmo a aos aristocratas.

Nota


Rivarol: Antonie de Rivarol nasceu em Bagnols-sur-Cèze, Gard. Escritor francês, foi o jornalista mais importante, comentarista e epigramático entre essa facção de aristocratas que foi mais intransigente reacionário. Ele desdenhava o republicanismo e defendia o antigo regime.

Epigrama: 1. Antigamente, qualquer composição poética de curtas dimensões. 2. Pequena composição poética, que termina por um pensamento engenhoso ou satírico. 3. Sátira, dito mordaz, referência crítica. 4. (Lat. epigramma)

Nenhum comentário:

Postar um comentário